Extração de oleo de girassol
[pic]
RELATÓRIO DE TA221 EXTRAÇÃO DE SEMENTE DE GIRASSOL
ABRIL/2013
1. Introdução
1. Conceito e importância da extração de oleaginosas.
A indústria de extração de óleo de grãos pode ser dividida em dois importantes ramos: a produção de óleo bruto (de torta ou farelo residual) obtidos por extração, e a refinação do óleo bruto. Os óleos obtidos por processos industriais são utilizados por vários ramos da indústria alimentícia, química, de cosméticos e recentemente para a produção de biodiesel.
“Para produzir um óleo bruto, a indústria utiliza uma série de passos de processamento, cuja aplicação depende do tipo de semente e da escala da operação.” (FILS, P.47.2000).
2. Principais métodos e equipamentos utilizados para a extração e pré-requisitos de preparo.
As etapas necessárias para a extração do óleo bruto começam no armazenamento no qual o grão passa por uma pré-limpeza, por processos de secagem, que tem como objetivo reduzir o teor de umidade a níveis que inviabilize o desenvolvimento de fungos e bactérias e diminua a atividade enzimática dos grãos, e em seguida o correto armazenamento em silos.
“É essencial nesta fase o controle do peso e qualidade dos grãos recebidos (...). O controle de qualidade das sementes é sensível, mas também vital, pois pode ser o fator que fará diferença entre o lucro e o prejuízo. Pesagem e amostragem na entrada de sementes protegem os interesses do comprador e do vendedor e fornece a base para qualquer ajuste de preço necessário.” (FILS, P.47, 2000).
Após a chegada à indústria os grãos passam pelas seguintes etapas, que visam proporcionar aos grãos condições que permitam a máxima eficiência de extração do óleo.
• Processo de limpeza: eliminar o material estranho aos grãos, tais como ferro, pedras, pó, talos que proveem da