Extração de Clorofila
CAROLINE CELLI DOS SANTOS
Nº 10 – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
EXTRAÇÃO DE COLOROFILA
TRABALHO/EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA TÂMARA PATRÍCIA
INDAIATUBA – SP
2014
01. INTRODUÇÃO
A clorofila, num contexto geral, pode ser classificada como um conjunto de pigmentos fotossintéticos, presentes no interior dos cloroplastos das plantas e que confere a coloração verde às folhas. Além disso, a clorofila é capaz de converter a energia da luz solar em energia química através do processo de fotossíntese, nesse processo a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio. No processo de fotossíntese estão envolvidos três tipos de pigmentos, as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas (ou flavanóides). A clorofila é tido como pigmento essencial às plantas, já os outros dois são ditos pigmentos acessórios.
Os métodos para a extração e/ou purificação da clorofila geralmente são realizados na presença de solventes como acetona ou metanol e o acetato de etila, e ainda o álcool também pode ser utilizado.
02. OBJETIVOS
O presente experimento tem como finalidade primordial a extração do pigmento clorofila presenta nas folhas verdes da tangerina, tendo-as em observação durante 5 dias.
03. MATERIAIS
Os materiais utilizados neste experimento foram:
- Um pote de vidro, com capacidade de 350ml
- 300ml de Álcool (46,2º INPM)
- 3 folhas de tangerina
04. EXPECIFICAÇÕES
FOLHA
A folha escolhida para a realização da extração da clorofila foi a folha de mexerica (ou tangerina), a qual tem nome científico de “Citrus Reticulada”. As folhas tem tamanho médio, lanceoladas e de largura média e são da coloração verde escura
LUGAR
O recipiente com as folhas foi deixado no meu quarto, em cima de meu desktop, onde recebe luz solar e calor, mas não fica exposto a chuva.
DATA
O experimento, com duração de 5 dias, foi