EXTRA O CONTINUA
A clorofila é cada um dos pigmentos que se encontram nas células das plantas, dando cor verde às suas folhas. A cor verde é conseguida devido a absorção de luz das regiões entre o azul e o vermelho do espectro de luz, refletindo diferentes tonalidades de verde. O conceito de clorofila foi criado em 1818 por F.Pelletier e J.B Caveteau.
A clorofila é fundamental para o fenômeno da fotossíntese. No processo de fotossíntese, a clorofila capta a luz solar e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar.
A extração é um método realizado para obter-se a purificação (remoção de impurezas) onde ocorre a separação e o isolamento de substâncias e componentes de uma mistura através da agitação com um segundo solvente, este processo denomina-se lavagem a qual é baseada no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. A regra da solubilidade é adotada: “Semelhante dissolve semelhante”, ao fato de que compostos orgânicos, são em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em água (VOGEL, 2002).
No caso de uma extração de um sólido, utiliza-se o aparelhos chamado Soxhlet.
Este equipamento foi desenvolvido para a extração de lipídios. É geralmente utilizado para a determinação do teor de óleos, graxas e gorduras em diversos materiais tais como sementes, resíduos comerciais e industriais, entre outros. Para essa técnica são usados solventes orgânicos como hexano, éter de petróleo, etanol, etc. (VOGEL, 2002).
O aparelho Soxhlet funciona da seguinte forma, coloca-se o sólido a ser extraído no cartucho feito de papel de filtro ou celulose e faz-se a inserção na câmara do extrator. Coloca-se um solvente com um ponto de ebulição não muito alto no balão de destilação e aquece-se para que haja o refluxo. O vapor sobe através do braço lateral esquerdo até o condensador onde se liquidifica. O líquido condensado ainda