Extração da cafeina do chá mate
CAMPUS SÃO PAULO
EXTRAÇÃO DA CAFEINA DO CHÁ MATE
Atividade de aula prática referente à aula do dia 23/10/2014 da disciplina K4 QO1 – Química Orgânica I, do curso de Licenciatura em Química.
Acadêmico (a): Stella Alves
SÃO PAULO, 18 de NOVEMBRO de 2014.
1. A extração é uma técnica para purificação e separação de sólidos. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. Compostos orgânicos, por exemplo, são em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em H2O.Para um soluto dissolver em um solvente, o soluto precisa ter uma interação com o solvente igual ou superior às interações solvente-solvente e soluto-soluto.Há dois tipos de extração líquido-líquido: contínua e descontinua.
Extração (líquido-líquido) contínua: os solventes orgânicos passam continuamente sobre a solução contendo o soluto e levando parte deste, seguem até o balão de aquecimento. Conforme o solvente está em processo de destilação, o soluto, aos poucos vai se concentrando no balão de aquecimento. É um processo útil para quando a diferença de solubilidade do soluto em ambos os solventes não é muito grande (baixo valor de KD). Observar processo na figura 1.
Na extração descontínua, utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. A extração líquido-líquida descontínua é indicada quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes.Observar processo na figura 2.
Figura 2
http://www.qmc.ufsc.br/organica/exp7/liquido.html
2. A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 , classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina.
Amina, amida, imina