Optica
Objetivos
Tivemos como objetivo: determinar a distância focal de lentes e espelhos; Estabelecer o número de imagens para uma associação de dois espelhos plano.
Introdução Teórica
Os princípios em que se baseia a Óptica Geométrica são três:
Propagação Retilínea da Luz: Em um meio homogêneo, transparente e isotrópico, a luz se propaga em linha reta. Cada uma dessas "retas de luz" é chamada de raio de luz.
O princípio da propagação retilínea da luz pode ser verificado no fato de que, por exemplo, um objeto quadrado projeta sobre uma superfície plana, uma sombra também quadrada.
Independência dos Raios de Luz: Quando dois raios de luz se cruzam, um não interfere na trajetória do outro, cada um se comportando como se o outro não existisse.
O princípio da independência pode ser observado, por exemplo, em peças de teatro no momento que holofotes específicos iluminam determinados atores no palco. Mesmo que os atores troquem suas posições no palco e os feixes de luz sejam obrigados a se cruzar, ainda assim os atores serão iluminados da mesma forma, até mesmo, por luzes de cores diferentes.
Reversibilidade dos Raios de Luz: Se revertermos o sentido de propagação de um raio de luz ele continua a percorrer a mesma trajetória, em sentido contrário.
O terceiro princípio pode ser verificado por exemplo na situação em que um motorista de táxi e seu passageiro, este último no banco de trás, conversam, um olhando para o outro através do espelho central retrovisor.
Materiais utilizados
Espelho côncavo
Lente convergente
Suportes
Anteparos
Trena
Cuba semi esférica
Líquidos transparentes diferentes
Métodos
Reflexão da Luz
Lei da refração
Espelhos
Espelhos planos
Imagem virtual, direta e de tamanho igual ao objeto.
Associação de espelhos planos
Espelhos convexos e lentes convergente
Imagem virtual, direta e menor que o objeto.
Equação de Gauss
Ampliação
Refração da Luz
Índice de