Artigo C#
Em Junho de 2000, a Microsoft anunciou a plataforma.NET e a nova linguagem de programação chamada C#. C# é uma linguagem orientada a objetos fortemente tipada desenvolvida para criar uma combinação de simplicidade, expressividade e performance. C# e.NET são uma espécie de simbiose: algumas características do C# existem para trabalhar bem com o .NET, e algumas características do .NET existem para funcionar bem com o C# (embora o .NET também trabalhe bem com muitas outras linguagens). A linguagem C# foi construída através da observação de muitas outras linguagens, mas mais notavelmente Java e C++.
C#
Algumas características
E compilado para um código independente de linguagem e máquina que é executado em um ambiente de execução controlado.
Coleta de lixo e eliminação de apontadores (em C# um uso restrito é permitido dentro do código marcado como não-seguro (unsafe)).
Interfaces, com herança múltipla de interfaces, herança simples de implementações
Arrays e strings com tamanhos embutidos e checagem de limites.
O operador "." é sempre usado, não mais os operadores -> e ::. Properties
Properties serão um conceito familiar para os usuários do Delphi e do Visual Basic. Eles existem para a linguagem formalizar o conceito de métodos get e set, que são bastante usados, particularmente em ferramentas de RAD.
Exemplo:
Este é um código comum que você poderia escrever em Java ou C++:
foo.setSize (getSize () + 1); label.getFont().setBold (true);
O mesmo código seria escrito assim em C#:
foo.size++; label.font.bold = true;
O código em C# é imediatamente mais legível por aqueles que estão usando foo e label. Existe simplicidade semelhante quando se implementa properties. Particularmente, para ler/escrever properties, C# fornece uma forma mais clara de manipular este conceito. O relacionamento entre um método get e set é inerente em C#, enquanto que em Java ou C++