Artigo C
Brazilian Journal of Pharmacognosy
19(2B): 599-606, Abr./Jun. 2009
Received 3 June 2008; Accepted 29 November 2008
Artigo
Caracteres morfoanatômicos de folha e caule de
Cupania vernalis Cambess., Sapindaceae
Sílvia Raquel Mundo, Márcia do Rocio Duarte*
Laboratório de Farmacognosia, Departamento de Farmácia, Universidade Federal do Paraná,
Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 80210-170 Curitiba-PR, Brasil
RESUMO: Cupania vernalis Cambess. é uma espécie arbórea da família Sapindaceae, comumente referida como “camboatã” e empregada na medicina popular contra asma, tosses convulsivas e como antiinflamatório, febrífugo e tônico. O presente trabalho procurou contribuir para a identificação morfoanatômica dos órgãos vegetativos aéreos dessa planta medicinal com fins farmacognósticos.
O material botânico foi fixado, seccionado, corado por meio de técnicas usuais ou submetido a testes microquímicos, além de ser processado para a realização de análises em MEV. A espécie apresenta folhas compostas paripinadas, epiderme foliar uniestratificada constituída de células relativamente maiores na face adaxial, mesofilo dorsiventral e diversos feixes vasculares colaterais em arranjo cêntrico na nervura central. No caule, visualizam-se o cilindro floemático externo ao xilemático, circundado por bainha esclerenquimática, e a presença de fibras e células pétreas no córtex e na medula. Em ambos os órgãos são observados tricomas tectores e cristais de oxalato de cálcio.
Unitermos: Camboatã, Cupania vernalis, farmacognosia, morfoanatomia, Sapindaceae.
ABSTRACT: “Morpho-anatomical characters of the leaf and stem of Cupania vernalis
Cambess., Sapindaceae.” Cupania vernalis Cambess. is a woody species from Sapindaceae, commonly known as “camboatã” and used against asthma, coughs and as anti-inflammatory, antipyretic and tonic in folk medicine. This work has aimed to contribute to the morpho-anatomical identification of the aerial vegetative organs of this