Extração acido-base
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
“Extração ácido-base”
1. Introdução
1.1 Extração Ácido-Base
Extração ácido-base é um procedimento que se utiliza de extrações líquido-líquido, sólido-líquido e supercrítico sequencial para purificações de ácidos e bases presentes em solução baseados em suas propriedades químicas.
É feita geralmente durante etapas de purificação após reações químicas e para o isolamento de compostos e produtos naturais como alcaloides e extratos brutos. O produto é largamente isento de impurezas neutras, ácidas ou básicas, porém não é possível separar quimicamente ácidos ou bases similares utilizando este método simples.
1.1.1 Líquido-líquido
É um método útil na separação de componentes (substâncias) de uma mistura, onde se baseia na transferência de um soluto de uma fase líquida para outra de acordo com a solubilidade.
A extração se torna uma ferramenta útil na separação de compostos orgânicos se forem escolhidos os solventes de extração adequados. Assim, essa técnica pode ser usada para separar seletivamente uma substância de uma mistura ou para remover impurezas de uma solução. Na prática, normalmente uma das fases é a água ou uma solução aquosa e a outra um solvente orgânico que é imiscível com a água.
1.2 Ácido-base de Bronsted-Lowry
De acordo com a teoria de Bronsted-Lowry, um ácido é uma substância que pode doar (ou perder) um próton e uma base é uma substância que pode receber (ou remover) um próton. Portanto reações ácido-base de Bronsted-Lowry são reações de transferência de prótons.
A molécula que se forma quando um ácido perde seu próton é chamada de base conjugada daquele ácido. A molécula ou íon formado quando uma base recebe próton é chamada de ácido conjugado. Como um exemplo deste conceito, a reação que ocorre quando o cloreto de hidrogênio gasoso se dissolve em