Extração ácido base
Centro de Ciências Exatas – Departamento de Química
Aula 01: Extração Ácido-Base .
Disciplina: Química Orgânica I Experimental
Professor Doutor:
Curso: Química Licenciatura
Turma: 031
Acadêmicos:
Maringá, 06 de agosto de 2012.
Introdução
Ao tratar-se de extração ácido-base é necessária á revisão de alguns conceitos, que são de uso frequente do cotidiano químico em laboratório. Entre tais assuntos trataremos de algumas das propriedades físicas que influenciam na análise de acidez e basicidade, teoria ácido-base conjugada de Bronsted-Lowry e analise de pKa nas reações químicas em equilíbrio.
Existem três fatores que são fundamentais para tratar das propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos, são eles: Eletronegatividade, Polaridade Molecular e Forcas Intermoleculares.
Para tratar do assunto moléculas precisa-se de um conhecimento fundamental, que é dado pelo termo eletronegatividade, sendo a principal causa de união entre átomos e formação de moléculas. A formação das moléculas depende da distribuição espacial dos átomos e de seus respectivos tamanhos. A eletronegatividade de um átomo esta relacionada ao seu raio atômico, pois se sabe que quanto menor o raio atômico de um átomo, maior é a atração do núcleo do átomo o com o elétron que o circunda a suas camadas eletrônicas.
Resumidamente sabe-se que a polaridade de uma molécula esta relacionada às suas concentrações de cargas em suas respectivas nuvens eletrônicas que rodeiam a molécula em geral, com isso consegue-se dividi-las em moléculas apolares e polares.
Uma molécula apolar é aquela cujo á soma vetorial de sua eletronegatividade é nula, nas moléculas apolares não existem concentrações de cargas em polos diferentes, pois a sua carga fica uniformemente distribuída sobre a molécula. Já nas moléculas polares são