Extração Ácido-base
CURSO DE FARMÁCIA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROF. MARCOS PEREIRA
Aula n°05
Extração com Solventes Reativos
Extração Ácido-Base
Acadêmico:
Lucas Alves
Anápolis 31/Janeiro /2014
1. Introdução
Desde os primórdios da civilização, o homem já conhecia a capacidade extrativa da água, retirando dos vegetais a cor, aroma, sabores, remédios e venenos. Com a descoberta de um segundo solvente pelo homem – o álcool, outras essências e espíritos foram capazes de ser extraídos. Solvente, soluto e extrações seletivas já fazem parte do imaginário químico antes da própria química. (DIAS, 2004)
Raramente produtos de uma reação orgânica são substancias puras. Ao fim do processo, o produto principal pode ser removido por filtração caso seja um sólido insolúvel no meio ou destilado da mistura bruta se for um liquido de baixo ponto de ebulição. Infelizmente estes casos são minoria, e o que se observa é a necessidade de realizar extrações seletivas ou lavagens do meio reacional para remoção das impurezas. (DIAS,2004)
O processo de extração com solventes é um método simples, empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas solúveis indesejáveis. Este último processo é geralmente denominado lavagem. (MINATTI, 2000)
A técnica da extração envolve a separação de um composto, presente na forma de uma solução ou suspensão em um determinado solvente, através da agitação comum segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substância. (MINATTI, 2000)
Quando as duas fases são líquidos imiscíveis, o método é conhecido como"extração líquido-líquido". Neste tipo de extração o composto estará distribuído entre os dois solventes. O sucesso da separação depende da diferença de solubilidade do composto nos dois solventes. Geralmente, o composto a ser extraído é