extração acido base
Química Orgânica I Experimental
Data: 16/05/2013
Turma:
Professor: Márcia
Aluna: Melissa C. da Silva
Introdução
A extração ácido base é um método que utiliza a extração líquido – líquido repetida algumas vezes para separar uma substância neutra misturada com uma base ou um ácido. Essa separação é feita analisando as características químicas e físicas dos compostos.
Este método de separação está relacionado intimamente com a solubilidade dos compostos, portanto, deve-se levar em consideração as interações intermoleculares e as ligações químicas.
A capacidade dos sais em se solubilizar em água é um fator de grande importância nesse procedimento, pois ao realizar uma reação de neutralização de um ácido ou base e haver a formação de um sal, o sal se solubiliza melhor na água do que em um solvente orgânico, gerando assim um sistema bifásico, o qual pode ser facilmente separado por um funil de separação.
O ácido ou a base inicialmente neutralizado, pode ser recuperado através da protonação ou desprotonação realizada através da adição de um ácido ou uma base mais forte. E a substância neutra é recuperada através da evaporação do solvente orgânico utilizado para solubilizar a amostra.
Objetivos
Separar as substâncias neutras e ácidas ou básicas, contidas em uma mistura homogênea e sólida.
Resultados e Discussão
Foi pesada uma amostra, que possuía uma massa de 0.625g de ácido benzóico (C6H5C(O)OH) e dibenzalacetona (C17H14O) em um vidro de relógio e adicionou-se 22mL de acetato de etila (CH3COOCH2CH3) em um funil de separação, o acetato de etila é um ótimo solvente orgânico e relativamente pouco volátil devido a sua massa molecular que não é tão pequena.
Logo depois, foi adicionado 22 mL de uma solução contendo de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e água (H2O) ao funil de separação, e então agitou-se o funil segurando firmemente a tampa e abrindo