O PERFIL CRIATIVO E O PERFIL EMPREENDEDOR: UMA ANALISE
O PERFIL CRIATIVO E O PERFIL EMPREENDEDOR: UMA ANALISE
Vitória Augusta Braga de Souza – Msc. Eng.1
Édis Mafra Lapolli – Dra2
A necessidade de criar e compartilhar soluções cada vez mais rápidas tem determinado o sucesso das organizações, visto que o mundo deixou de ter fronteiras geográficas em função da globalização e principalmente com as tecnologias disponíveis para aquisição de informação e intercambio através das redes sociais. O mundo se tornou mais complexo e para competir neste novo cenário faz-se necessário ter sensibilidade para perceber as mudanças e mais do que nunca a criatividade e as ações empreendedoras representam o caminho para enfrentar estes desafios.
Com base na afirmação acima pode-se inferir que atualmente, o capital humano é o fator mais importante para as organizações, formado por pessoas criativas e empreendedoras que, por sua vez, possuem perfis com características específicas.
O que se objetiva, neste trabalho é realizar uma analise comparativa através de dois exemplos nos quais as características das pessoas criativas e empreendedoras são evidenciadas.
Analisar-se-á as características de Steve Jobs (fundador da Apple, proprietário da PIxar), Dean
Kamen (proprietário da DEKA e inventor da Segways).
Criatividade é geralmente definida como a capacidade natural humana de conceber algo novo a partir de experiências anteriormente vividas. A criatividade é entendida como “o processo que resulta na emergência de um novo produto (bem ou serviço), aceito como útil satisfatório e/ou de valor por um número significativo de pessoas em algum ponto” (ALENCAR, 1996, p. 15). A criatividade também pode ser vista como um processo de criação individual ou não de novas idéias, que utilizam habilidades específicas dentro de um determinado ambiente relacional
(GARDNER, 1988). Corroborando com esta visão Stein (1974) que define criatividade como sendo processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou