Extravio
Extravio
A palavra “Extraviar” pode ser definida como “perda” que significa: ato de ficar sem algo, prejuízo ou dano (Dicionário Informal).
Bagagem
Segundo o dicionário Aurélio, bagagem é “Tudo o que um passageiro ou um exército em marcha leva para seu uso.”
Para a Receita Federal (2012), entende-se como bagagem bens de viajante novos ou usados, que um viajante porta consigo, no mesmo meio de transporte em que viaje, não acobertado por conhecimento de transporte, ou ainda aquele que, em função de sua viagem, chegue ao País ou dele saia, por meio de uma empresa transportadora, como remessa postal, encomenda expressa, encomenda aérea ou qualquer outro meio de transporte, amparado por conhecimento de carga ou documento equivalente.
São consideradas bagagens quando se compõe produtos de higiene pessoal, livros, aparelhos eletrônicos, materiais necessários para o exercício de profissão, roupas entre outros. São coisas que nenhum cidadão gostaria de perder, e confiam em deixar que as organizações cuidem de seus pertences, porém, não é totalmente confiável.
A Revista Veja, editora Abril, diz que há dois tipos de bagagem: a bagagem de mão ou cabine e a de porão.
A bagagem de mão é considerada como bagagem não registrada, sob a inteira responsabilidade do passageiro que a transporta, sendo que a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, e seu peso não pode exceder 5 kg. Além da bagagem de mão, o transporte é gratuito para os seguintes itens que podem ser transportados na cabine da aeronave: cadeira de rodas desmontável e/ou par de muletas, capa, sobretudo, agasalho, guarda-chuva ou bengala, livros ou revistas para a viagem e berço portátil.
Já a bagagem de porão tem limite de peso, tamanho e outros critérios e definidos conforme a classe e o destino escolhido. Só podem ser despachadas, no máximo, quatro horas antes do horário de partida do vôo. Portanto,