Extinção (analise experimental do comportamento)
A extinção é a suspensão do reforço para a resposta condicionada, fazendo com que ocorra uma diminuição da frequência da resposta, ate que ela pare de existir e só ocorram comportamentos que já eram frequentes antes do condicionamento.
O sujeito continua sendo reforçando em razão fixa de 8:1 por dezenove vezes para só depois começar o processo de extinção. Que consiste na suspensão do reforço para que o sujeito perca o hábito de pressionar a barra.
A extinção só ocorre depois do período chamado ‘’resistência à extinção’’ esse período se caracteriza pelo numero de vezes que a barra é pressionada sem que haja o reforço (água).
O objetivo foi observar relação entre estimulo, resposta e consequência que afeta o comportamento.
METODO
Sujeito
No experimento de extinção foi utilizado o mesmo animal descrito no Nível Operante, o sujeito esta privado de água por 24 horas e o sujeito experimental S02 pesou 402 gramas.
Equipamento
O equipamento utilizado no experimento de extinção foi o mesmo já descrito no Nivel Operante.
Ambiente
O ambiente do experimento de extinção foi o mesmo já descrito no Nivel Operante.
Procedimento
O processo de extinção consiste me retirar o comportamento de pressionar a barra do sujeito S02. Esse procedimento foi feito em dupla.
O experimento começou após pesar o rato, preparar a caixa de Skinner, verificar se o recipiente esta com água, ligar o cronometro, colocar o botão em reforço manual e adequar a luz.
O rato foi reforçado em RF – 8:1, o botão de controle foi para o manual para somente ser reforçado na oitava vez que apertar a barra e recebeu dezenove reforços, para depois continuar o processo de extinção. No processo de extinção voltamos o botão de controle para o automático e retiramos a vasilha contendo água, para quando ele pressionar a barra não tenha refoco (água). O rato continua pressionando a barra mais sua resposta vai se extinguindo até obter a extinção por completo e ele ficar sem pressionar a barra