Relatório Experimental
Fundamentação Teórica.........................................................................03
Objetivos.................................................................................................09
Método....................................................................................................11
Resultados..............................................................................................20
Discussão................................................................................................24
Referências.............................................................................................30
03
Fundamentação Teórica
O presente trabalho visa apresentar as práticas realizadas no laboratório de Psicologia Experimental, no Centro Universitário Filadélfia (Unifil) Londrina, a fim de observar os princípios básicos da análise do comportamento.
A Análise Experimental do Comportamento é uma área da Psicologia que se insere no contexto das disciplinas das ciências naturais, tais como a Biologia, a Física, a Química. Porque é uma ciência natural, não se utiliza, nesta área, explicações que recorrem a fatores que não existam nas dimensões espacial e temporal (não se aceitam explicações metafísicas ou sobrenaturais, por exemplo). Uma instância de explicações metafísicas para o comportamento recusada pela Análise Experimental do Comportamento é atribuir ao self – um agente autônomo que causa o comportamento das pessoas e que opera em um consultório hipotético denominado mente - a causa de um comportamento.
Os comportamentos são processos naturais, próprios dos organismos vivos, como respirar, digerir etc., e são dirigidos pelo ambiente – não por fatores adimensionais. Sendo o comportamento e o ambiente eventos naturais e independentes, a relação entre eles pode ser interpretada como0 uma relação funcional entre variáveis, tal como ocorre em qualquer ciência natural. Em Análise Experimental