Relatório Experimental
CURSO DE PSICOLOGIA
Aline Viana Rodrigues
Roberta Marcondes Xavier
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
MOGI DAS CRUZES, 2013
ALINE VIANA RODRIGUES – 267068
ROBERTA MARCONDES XAVIER – 265268
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Relatório Experimental apresentado à
Disciplina de Psicologia Experimental
Como um dos pré-requisitos de avaliação.
Professora: Leni L. M. de Miranda
MOGI DAS CRUZES, 2013
Relatório de Psicologia Experimental
Objetivo Geral: demonstrar conceitos básicos na área de Análise experimental do Comportamento, por intermédio de análise prática desenvolvido no Laboratório de Psicologia Experimental.
Específicos: Trabalhamos com dois tipos de experimentos Esquema de reforçamento contínuo (CRF) e Extinção Operante
CRF: Fortalecer a resposta de pressão à barra automaticamente, e com isso estabeliza-la no repertório comportamento do sujeito.
Extinção Operante: Observar o efeito produzido sobre a freqüência do comportamento quando deixamos de apresentar o reforço logo depois da resposta.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Sujeito: Nesse experimento, utilizamos um rato da raça Wistar- rato albino, com aproximadamente 5 meses de vida com 350gramas.
Material: A caixa de Skinner consiste em uma caixa de vidro, com dispositivos para acionamento de água, luz e em alguns modelos é possível emitir "choques" nos ratos da raça Wistar e em pombos, que são usados para experimentos sobre comportamentos e aprendizagem em animais, da qual é chamado de Análise Experimental, dentro do Behaviorismo.
Esta caixa é um invento do cientista Burrhus Frederic Skinner, um dos principais teóricos em Psicologia. Além de ser o principal rival do Sigmund Freud e da sua teória, a Psicanálise. Da qual seus experimentos até os dias de hoje são reproduzidos a mais de 60 anos, que consiste em privar um rato de água por dois dias, para que este acione uma barra no interior da caixa