relatório 8 AEC
PATO BRANCO- PR
MAIO/2014
EXTINÇÃO APÓS REFORÇAMENTO INTERMITENTE- EXPERIMENTO VIII
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina Analise experimental do Comportamento. Terceiro Período do curso de Psicologia B turma D da Faculdade de Pato Branco- FADEP.
Orientador(a):
PATO BRANCO- PR
MAIO/2014
RESUMO
O objetivo deste experimento é de observar o efeito que o sujeito produz sobre a frequência do comportamento, quando suspendemos a condição experimental da qual nos serviu pra promover o aumento ou aparecimento comportamento e para mantê-lo, sabemos que ocorre com a frequência da resposta de pressionar a barra, quando deixamos de apresentar o reforço logo depois da resposta. Uma extinção estará completa quando a frequência de resposta voltar ao nível operante.
Palavras chaves: Experimento. Reforço. Extinção. Nível operante.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. MÉTODOS 6
2.1. SUJEITO 6
2.2. APARELHOS 6
3. PROCEDIMENTO 7
3.1 EXTINÇÃO APÓS REFORÇAMENTO INTERMITENTE 7
4.RESULTADOS 8
5. DISCUSSÃO 9
1. INTRODUÇÃO
Um esquema de extinção, nenhuma ocorrência de determinado comportamento é reforçada. O comportamento finalmente decresce até um nível muito baixo ou desaparece completamente. Na medida que as repostas sucessivas deixam de produzir reforço, a recorrência da resposta torna-se menos provável, o procedimento de extinção consiste em suspender o reforço para uma resposta condicionada. Assim a extinção acontece quando o comportamento não é reforçado e tende a desaparecer, um comportamento condicionado a uma recompensa enfraquece e pode desaparecer quando a recompensa não é fornecida. A simples indisponibilidade do reforço não atende aos critérios para caracterizar um procedimento de extinção. A extinção é um procedimento no qual uma resposta anteriormente reforçada, agora é emitida e não mais será produzido o reforço que produzia antes e por consequência se