natanbravo
2858 palavras
12 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISGraduação em Psicologia
OBSERVAÇÃO DA FREQUÊNCIA DOS COMPORTAMENTOS DE UM
RATO ALBINO NA AUSÊNCIA DE ESTÍMULOS REFORÇADORES
Anderson Cristiano da Costa
Maria de Lourdes Batista
Ozéas da Silva Lopes Júnior
Arcos
Nov/ 2007
Anderson Cristiano da Costa
Maria de Lourdes Batista
Ozéas da Silva Lopes Júnior
OBSERVAÇÃO DA FREQUÊNCIA DOS COMPORTAMENTOS DE UM
RATO ALBINO NA AUSÊNCIA DE ESTÍMULOS REFORÇADORES
Relatório científico nº 10 apresentado à disciplina Análise
Experimental
do
Comportamento do curso de Psicologia da
PUC Minas em Arcos como um dos requisitos para obtenção de nota na disciplina. Sob a orientação: Professora
Guimarães Rodrigues.
Arcos
Nov/ 2007
Adriana
RESUMO
O experimento de extinção da resposta de pressão à barra teve por objetivo verificar o efeito sobre a freqüência da resposta de pressão à barra do sujeito experimental quando da não apresentação do reforço logo após sua resposta. O experimento foi realizado com um rato albino da espécie Rattus norvegicus da linhagem Wistar, macho, com 170 dias de vida, pesando 314 gramas. O experimento foi realizado utilizando-se um aparelho modelo ELT-02, composto por duas unidades operacionais separadas: gaiola e controle.
O experimento foi iniciado colocando-se a chave de controle da caixa experimental na posição automática, de forma que o Ss recebesse dez reforços em CRF. Após o décimo reforço em CRF, a chave de controle foi colocada na posição manual, e o sujeito experimental não recebeu mais nenhum reforço.
Durante o experimento foram anotadas as respostas de pressão à barra, de contato com a barra e as respostas emocionais do sujeito experimental (tais como: morder a barra, urinar)
Ao final do experimento o resultado foi alcançado, uma vez que o sujeito experimental permaneceu dez minutos sem pressionar a barra após emitir mais de cinqüenta respostas de pressão à barra ao longo de todo o