Impactos das Irfs na Administração Financeira e Orçamentária
A adoção das IRFS está longe de ser um exercício restrito à área técnica contábil das empresas. O impacto das mudanças afetará praticamente todas as áreas. Mudanças de processos e sistemas serão inevitáveis. A comunidade eficaz e tempestiva das novas regras do jogo tanto na relação ao público interno (colaboradores em geral, sobretudo os que têm responsabilidade de relacionamento com investimentos) quanto aos investidores, analistas e mídia, é fundamental. Os impactos financeiros da mudança apresentarão grandes variações de empresa para empresa, dependendo, principalmente, segmento da indústria, complexidade das operações, perfil de administração do negócio e da estrutura societária. Entretanto, considerando as significativas divergências em relação às atuais práticas contábeis adotadas no Brasil, os efeitos tendem a afetar significamente o resultado e patrimônio das empresas.
O grande desafio para implementação total dos CPCs nas empresas brasileiras é o fornecimento de informações detalhadas para a contabilidade (departamento ou empresa contábil) por parte da administração, não é mais possível simplesmente enviar os documentos para a contabilidade e esperar que esta elabore os seus demonstrativos, que represente adequadamente seu patrimônio, pois há a necessidade de informações mais complexas e por sua subjetividade apenas a administração da empresa possui, tais como, com vida útil de bens, valor justo de ativos e passivos, capacidade geradora de benefícios futuros, etc.
Um demonstrativo contábil elaborado segundo o padrão IFRS requer muito mais informação por parte da administração da empresa, pois as operações não são registradas obedecendo a regras e sim analisando qual o seu verdadeiro sentido. Por outro lado esse mesmo demonstrativo é capaz de fornecer muito mais informações úteis às tomadas de decisões, pois uma vez estando representando fidedignamente o patrimônio, é mais fácil à