Extensão
HENRIQUE FARIA
JOVANA RIBEIRO SANTANA
LUCIANA DA CUNHA MELO
RODRIGO MANZINI DREIBI
RODRIGO DOVAL
CAPACITAÇÃO PARTICIPATIVA VOLTADA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE HORTICULTURA
LAVRAS
SETEMBRO/2013
Sumário
1. Título da Capacitação
Desenvolvimento da horticultura para agricultores familiares
2. Introdução
Os agricultores familiares são responsáveis pelo abastecimento do mercado interno com alimentos e matérias-primas que contribuem para a segurança alimentar da população brasileira.
De acordo com Pessoa (2006) o cultivo de hortaliças em quintais doméstico vem sendo apontada por estudiosos como um elemento importante para a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias que a praticam. As frutas e hortaliças (verduras e legumes) são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras (Vitolo, 2004). Segundo Amaro (2007) as hortaliças são plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são diretamente utilizadas na alimentação humana, ou seja, “in natura” ou com pouco processamento. Fornecem folhas, hastes, flores, frutos, raízes e outras partes que são utilizadas na alimentação, cruas ou cozidas.
A produção de hortaliças, tanto comercial como para a subsistência, possui um papel importante para a atividade agrícola familiar, contribuindo para o seu fortalecimento e garantindo sua sustentabilidade.
Trata-se de uma cultura que necessita de uma extensão de terra muito pequena, em relação a outras produções agrícolas, para que seja economicamente viável, além de exigir pouco conhecimento técnico e um baixo nível de investimento para se iniciar na atividade.
3. Objetivo
Tendo em vista que as hortaliças possibilitam um retorno econômico rápido, servindo então de suporte a outras explorações, com retorno de curto a longo prazo, o trabalho visa dar suporte aos agricultores familiares