Razão e emoção do técnico de segurança do trabalho
De que maneira, Razão e Emoção podem interferir na atuação do técnico de segurança do trabalho?
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo descrever as atividades realizadas pelo Técnico de Segurança, conceituando Razão e Emoção no ambiente de trabalho. A metodologia aplicada é Explicativa e Qualitativa, onde serão realizadas entrevistas com roteiros de perguntas abertas com profissionais da área. Trará conclusões de formas de conciliação de Razão e Emoção do Técnico de Segurança no ambiente de trabalho.
PALAVRAS-CHAVES
Conciliação. Razão e Emoção. Técnico de Segurança. Ambiente de Trabalho.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho traz um tema profundo e pessoal, porém esquecido no ambiente de trabalho do técnico de segurança: As formas de conciliar razão e emoção no ambiente de trabalho.
Esta pesquisa surgiu quando em uma aula, numa determinada instituição no ano de 2012. Um educador relatava, que em determinados momentos um técnico de segurança pode se deparar com situações, onde será necessário escolher rapidamente, usando a razão e emoção. Onde uma escolha ou ação pode ajudar ou atrapalhar, algo ou alguém.
Esta pesquisa será importante para o profissional da área, onde o mesmo ira conhecer formas de conciliar estes aspectos, biológicos e sociais- Razão e Emoção, desenvolvendo a habilidade do equilíbrio Emocional e Racional, podendo assim facilitar sua função ou atividade como Técnico de Segurança, e descobrir se Razão e Emoção interferem na atuação deste mesmo Profissional no Ambiente de Trabalho.
PROBLEMA
Existem estudos que comprovam que nosso cérebro possui uma divisão entre a razão e a emoção. Por outro lado, todos podem desenvolver habilidades, mesmo que se tenha mais facilidade por um desses aspectos biológicos e sociais – razão e emoção. Não há dúvida que para um profissional se destacar em suas funções, é necessário que aprimore suas competências. Dessa situação, surge