história da ufpr
história das ciências agrária da ufpr
AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DADOS HISTÓRICOS 1912 - 1974
REVISADOS EM 1999
Não faltou à primeira Universidade brasileira aquele sopro de genialidade dos seus homens, propondo a criação, na nascente instituição de 1912, de um curso de Agronomia que chegou a formar os primeiros engenheiros agrônomos paranaenses, e se extingui logo após, por determinações legais, impedindo talvez, se constituísse no embrião do ensino agrícola no Paraná.
O jato, contudo, não foi obstáculo para que, um pouco mais tarde, um grupo de intelectuais de Paraná propugnasse pela criação de uma escola adequada à formação de profissionais em Agronomia, elementos verdadeiramente carentes no Estado do Paraná daqueles dias.
Atendendo aos reclamos desse grupo de paranaenses ilustres, o então Deputado Romário Martins, apresentou à Egrégia Assembléia Legislativa ante-projeto de Lei propondo a criação de uma entidade, -" dedicada ao estudo da agricultura para propiciar a agronomia racional e científica no Estado do Paraná ", - com a denominação de ESCOLA AGRONÔMICA DO PARANÁ, documento que uma vez aprovado foi imediatamente sancionado pelo ilustre Presidente do Estado Profº. Affonso Alves de Camargo. E a lei nº 1788, de 05 de Abril de 1918, concretizou uma aspiração de nossa coletividade e da universidade desde a sua fundação. O novel estabelecimento, embora sem integrar a estrutura universitária, entrou imediatamente em atividade, e nestes oitenta e um anos de existência, permaneceu continuamente recebendo as gerações de jovens que o buscaram.
Na gênese da antiga unidade de ensino, constituindo o corpo docente e administrativo iniciais, encontramos figuras da mais alta qualificação moral e intelectual do Paraná, cujos nomes é grato assinalar: Profº. Lysimaco Ferreira da Costa, Profº. Adolar de Hegreville Hintz e Historiador Romário Martins, respectivamente, seu primeiro diretor, secretário e fiscal