Fichamento de Citações: A juventude rumo a docência.
A juventude rumo à docência: considerações acerca da formação profissional em educação física (PP. 145 a 159). Artigo Completo da Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 145-159, jan./mar. 2013
CAPARRÓZ, Francisco Eduardo - Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) Professor-tutor do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória – Espírito Santo – Brasil) e CRUZ, Gilson - Doutorando pela Universidade de Barcelona-Espanha. Professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória – Espírito Santo – Brasil)
Esta obra contribui para os debates acerca da formação acadêmica em Educação Física, relacionando-se com o tema juventude e propondo-se a refletir sobre a condição (de jovem) pode influenciar as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial à docência. Para obter êxito em tal fim, os autores organizam o artigo na seguinte linha de discussão: a) a juventude no plural; b) o jovem e o ensino superior; c) o jovem, a docência e a Educação Física.
INTRODUÇÃO
“a preparação acadêmica, reduzida por muitos olhares ao plano da habilitação legal, é um tempo crucial na construção de bases relativas à estrutura identitária docente. Sobre isso, intuímos a necessidade de ressaltar que o tema da identidade figura entre os principais desafios apresentados no horizonte da formação de professores” (p. 146)
“no que se refere às investidas sobre o professor e sua respectiva formação, observamos que, particularmente, uma das dimensões de sua personalidade tem sido pouco esmiuçada nesses estudos: a de jovem” (p. 147)
“o foco de nossa incursão atual está centrado sob as significações atribuídas pelos jovens ao ser professor, levando em conta alguns dos fatores que interferem nesse processo” (p. 147)
A JUVENTUDE NO PLURAL
“a juventude é um objeto de difícil delimitação” (p. 147)