Glicídios, lipídios, proteínas e Enzimas
ASPECTOS BIOQUÍMICOS DAS ESTRUTURAS CELULARES
As substâncias orgânicas são moléculas mais complexas, sendo muitas vezes, macromoléculas como, por exemplo, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.
Os carboidratos são a base da nossa alimentação e responsáveis pelo fornecimento de energia. Os carboidratos são divididos em:
Monossacarídeos: é o principal combustível para a célula, possuem função plástica e servem para "construir" as estruturas do nosso corpo. Por exemplo, glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
Dissacarídeos: são formados pela união de dois monossacarídeos a partir de uma síntese por desidratação, não produzem energia imediata, são hidrolisados para formar monossacarídeos e aí sim produzem energia. Por exemplo, maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose) e lactose (glicose + galactose).
Polissacarídeos: constituídos por várias moléculas de monossacarídeos. São insolúveis em água e divididos em dois grupos, os estruturais (celulose e quitina) e energéticos (amido nas plantas e glicogênio em fungos e animais).
LIPÍDIOS
Os lipídios possuem diversas funções biológicas. São insolúveis em água e solúveis apenas em solventes orgânicos, como o álcool e o éter. São divididos em:
Carotenoides: atuam como pigmentos, absorvem luz e são precursores da vitamina A (importante para a visão, evitando a cegueira noturna).
Cerídeos: tem função protetora, como impermeabilizar as superfícies das folhas e frutos. Por exemplo, ceras.
Fosfolipídios: compostos por ácidos graxos, fosfatos e glicerol. A membrana plasmática é formada por uma bicamada de fosfolipídios que atua uma barreira entre a célula e o ambiente externo.
Triglicerídeos: formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Constituem a forma mais eficiente em armazenar energia. São divididos em ácido graxos saturados e ácidos graxos insaturados. Por exemplo: óleos e gorduras
Esteroides: são