Trabalhos
Características gerais da célula A denominação célula fia criada por Robert Hooke em 1665, ao observar com um microscópio muito simples pequenas cavidades no interior da cortiça. Na realidade, porem, o que Hooke viu foi apenas o envoltório da célula (a parede celular).
A teoria celular Estudos posteriores demonstraram a presença de células em todos os seres vivos, permitindo que Schwann e Schleiden enunciassem a teoria celular: “Todos os seres vivos são formados por células”. Hoje a teoria celular pé mais ampla: a célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. Isso quer dizer que, além de todos os seres vivos serem formados por células, as propriedades vitais de um organismo dependem das propriedades da célula. Finalmente, sabemos também que toda célula vem sempre de outra célula: Ela é, portanto, responsável pela hereditariedade.
Procariontes e eucariontes
Dependendo do tipo de estrutura celular que apresentam, os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos: os procariontes e os eucariontes. Os procariontes, ou protocariontes (proto = “primitivo”; cario = “núcleo”), são seres unicelulares que tem a estrutura celular simples, sem núcleo individualizado; nessa estrutura, o material genético não se encontra envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear. São representados pelas bactérias, pelas algas azuis ou cianofíceas e pelos micoplasmas. Na classificação moderna, as algas azuis são consideradas bactérias e, por isso, chama das cianobactérias. O mesmo acontece com os micoplasmas, um grupo de bactérias sem parede celular. Os eucariontes (eu = “bom”; cario = “núcleo”) têm estrutura celular mais complexa, apresentam núcleo (o material genérico encontra-se separado do citoplasma por uma membrana nuclear) e outras estruturas que não aparecem nos procariontes. Alguns, como os protozoários, algumas algas e certos fungos, são unicelulares; outros, como os animais, as plantas e os fungos em geral, são