Ufpr história
Sua história começa em 1892, quando o político Rocha Pombo lança, na Praça Ouvidor Pardinho a pedra fundamental da construção. Mas, devido à Revolução Federalista, o projeto não foi adiante.
Foi 1912 que se iniciou novamente o movimento pró-Universidade do Paraná. Nessa época, as lideranças políticas também se mobilizaram em prol da criação da Universidade, pois o Paraná havia perdido a Região do Contestado para Santa Catarina.
No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná; “O dia 19 de dezembro representava a emancipação política do Estado e deveria também representar sua emancipação intelectual”, proclamou Victor Ferreira do Amaral.
Em 1913, a Universidade começou a funcionar – no início, como instituição particular. Após ter fundado a Universidade do Paraná, Victor Ferreira do Amaral iniciou a construção do Prédio Central, na Praça Santos Andrade.
Na década seguinte veio a Primeira Guerra Mundial e, com ela, as primeiras dificuldades. Entre elas uma lei que determinava o fechamento das universidades.
A forma encontrada para driblar a lei e continuar funcionando foi desmembrar a Instituição em faculdades. no início da década de 50 houve a restauração da universidade, quando as faculdades foram reunidas novamente, formando Universidade do Paraná.
Em 1950 tornou-se pública, dando-se início a fase de expansão com a construção do Hospital de Clínicas em 1953, do Complexo da Reitoria em 1958 e do Centro Politécnico em