Exportação Joint Venture
1. Introdução 1
2. Empresa 3
3. Fruto Açaí 3
4. Objetivo 4
5. Empresa de Consultoria 4
6. País de internacionalização 5
6.1 Vantagens e Desvantagens da Exportação do Açaí 5
7. Dificuldades no Mercado Global de Alimentos 6
8. Forma de Exportação 7
9. Outras empresas que utilizam a mesma forma de exportação 7
10. Conclusão 8
11. Bibliografia 8
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da “Internacionalização do Açaí” onde foi elaborado um levantamento de dados para identificar a melhor maneira de ingressar nesse mercado. Atualmente temos várias opções de como devemos exportar, todavia neste caso estaremos utilizando Joint Venture.
Esse tipo de exportação é comum, devido a união de duas ou mais empresas já existentes com objetivos de iniciarem uma atividade comum por um determinado tempo, sempre visando o lucro final do negócio.
O grupo escolheu estudar o Açaí devido alguns requisitos essenciais na aceitação do produto no exterior, principalmente no Estados Unidos.
Para poder realizar este trabalho é necessários seguir alguns requisitos elaborado pelo professor Antônio. A seguir será apresentado a proposta de como será a exportação do fruto açaí seguindo todas os requisitos estabelecidos.
Palavra-chave: Joint Venture
2. Empresa
A Empresa de alimentos Natumix Açaí originou-se da fusão de duas empresas familiares que produziam alimentos in natura e industrializados, tendo como principais clientes as redes de supermercados, pequenas mercearias de bairro, lanchonetes e restaurantes na região Sul do país, onde ambas estão sediadas. A partir da fusão a gestão foi profissionalizada e a Natumix Açaí abriu o capital na bolsa de valores buscando fôlego para crescer. No ano passado um grupo de investidores enxergando oportunidades no crescente mercado de consumo aportou algumas dezenas de milhões de reais no negócio, criando condições para acelerar o crescimento.