negocios internacionais
Se um produto não tem um posicionamento distinto na mente do consumidor – não interessa se é uma máquina de lavar, azeite, carros, esferográficas, iogurte ou vinho – o potencial consumidor não terá percepção do mesmo. O consumidor só altera os seus hábitos de consumo quando o produto alternativo é mais barato, é superior, etc.… ao produto que habitualmente compra.
Portanto, a decisão de compra é baseada no posicionamento do produto e o consumidor tem que reconhecer este posicionamento. Outro factor a ter em conta é que os consumidores se tornaram mais críticos e sensíveis ao preço. Estão melhor informados em relação a vinte anos atrás e não acreditam em tudo o que é dito acerca do produto.
O posicionamento não é uma questão simples.
Entender o posicionamento torna as coisas mais fáceis: produtos correctamente posicionados têm algo que os outros não têm. Os consumidores percebem-no como
1 Credível
2 Compreensível
3 Único
Daí comprarem determinado produto e não outro qualquer.
2 Großklaus, R.: Positionierung und USP. Wie sie eine Alleinstellung für ihre Produkte finden, Gabler, 2006, S. 14
B. Posicionamento do produto
A prática do posicionamento
Por posicionamento do produto entende-se o processo pelo qual o produto adquire uma imagem particular que fica na mente do consumidor. Consequentemente, o posicionamento do produto deverá alcançar os seguintes objectivos:
1 Fortalecer o significado da mensagem ao consumidor
2 Apelar a um determinado segmento de cliente
3 Diferenciar o produto da concorrência na percepção do consumidor
4 Decidir como lidar com a concorrência
Numa análise final, o consumidor espera uma utilização do produto que está subjacente à sua decisão de compra. Reflicta um momento sobre as suas próprias decisões de compra. Por exemplo, a ultima vez que comprou um carro.
A prática de posicionamento é uma nova disciplina no marketing e está