Modalidades De Empresas Fabi
Aluna: Bárbara Cavalcanti de Lima
Matrícula: 142080699
Disciplina: Logística e transporte internacional
Profª. Fabiane Aquino
Modalidades de empresas
Trading Company
As empresas comerciais exportadoras e trading companies atuam como intermediárias na representação e comercialização de produtos entre Brasil e outros países. Essas empresas proporcionam um grande estímulo na área de comércio exterior, tanto no que se diz respeito aos trâmites legais de exportação, quanto no estudo de mercados, viabilidade econômica e a inserção de produtos de interesse para os mais variados mercados.
Exemplo:
A B&F Trading é uma empresa que atua no mercado global na área de exportação e importação. Levamos produtos brasileiros de qualidade para os mais diversos mercados, tais como Mercosul, Europa, Ásia e África.
Joint Venture
Joint venture significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.
As empresas que se juntam são independentes juridicamente e no processo de criação da joint venture podem definir se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação (consórcios de empresas).
Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. Para constituir uma joint venture, é necessário cumprir várias etapas e estabelecer objetivos, estrutura e a sua forma.
São diversas as motivações das empresas para estabelecerem uma joint venture: permite às partes envolvidas beneficiarem do know-how, conseguindo superar barreiras em um novo mercado; beneficiar de novas tecnologias; investigar e expandir atividades que tenham em comum; competir de forma mais eficiente e ampliar mercados visando a internacionalização.
Exemplo:
A companhia de alimentos BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, informou que assinou memorando de entendimentos com a PT