Planaejamento estratégico
Com os avanços nas tecnologias de comunicações, o mundo está encolhendo cada vez mais rápido, através dos transportes e fluxos financeiros mais eficazes. Os produtos que são desenvolvidos em determinados países, vem conquistando mais conquistando cada vez mais o mercado global.
O comercio internacional está se expandindo, desde 1969 o número de empresas multinacionais que existiam nos países mais ricos hoje triplicou. Alguns especialistas acreditam que o comercio internacional atingirá 28 por cento do produto interno bruto mundial. Somente nos Estados Unidos, as exportações cresceram 51 por cento dentre 1996 à 2006.
Algumas empresas já estão desenvolvendo atividades internacionais a muito tempo no mercado, porém hoje sua concorrência global se intensificou. Empresas estrangeiras estão crescendo cada vez mais, e os mercados internos já não mais atrativos em oportunidades. A empresa que continuar presa ao mercado local, poderá perder a oportunidade de novos mercados em outros países ou até mesmo perder mercado em seu próprio país.
A melhor forma de concorrer é inovando seus produtos constantemente e expandindo-os ao mercado internacional. Muitas empresas hoje se destacam pelo seu marketing internacional, mas isso não quer dizer que elas estão à salvo de uma concorrência estrangeira.
Quanto mais as organizações demorarem para expandir seus produtos ou serviços para o mercado estrangeiro, menos oportunidades terão de entrar em países como Europa Ocidental, Europa Oriental, ou outras regiões. As empresas nacionais que pensavam estar seguras da concorrência internacional, hoje se deparam com países vizinhos invadindo o seu mercado.
Apesar da necessidade que as empresas hoje têm de se expandirem para o exterior seja maior que no passado, os riscos que elas podem correr também são. As empresas que se tornam globais enfrentam muitos problemas como: alto endividamento, inflação, desempregos, moedas instáveis que limitam o