Associações e Relações entre empresas: uma visão detalhada da Joint Venture
Contextualização e Conceitos
Monopólio
O monopólio consiste na prática em que o mercado é controlado por um único vendedor de uma mercadoria ou prestador de serviço. Os preços tendem a ser mais altos neste caso, pois o vendedor em questão tem domínio sob o preço através da oferta e também devido ao fato de o interesse ser aumentar a margem de lucro.
Monopólios são criados com o apoio legal com a justificativa de estimular um setor da economia o protegê-la, já que, por exemplo no caso do Brasil, a concorrência estrangeira pode ser desleal, por possuir métodos de produção mais eficientes e que tornam a produção mais eficiente e, consequentemente, os preços mais baixos.
Como exemplo pode-se citar o caso da Petrobrás, que até 1995 era a única com permissão para explorar e refinar petróleo no país, quando então foi autorizada a entrada de empresas privadas nesse setor.
Oligopólio
Neste caso, é a prática de mercado em que a oferta de um produto ou serviço que possui vários compradores é controlada por um pequeno grupo de vendedores ou empresas. As empresas criam livremente suas próprias políticas de produção, pois com pouca concorrência, alterações de preços e qualidade nos produtos e serviços impacta diretamente os demais. Cria-se então uma competição estratégica, prevê-se a movimentação do concorrente para combatê-lo de forma mais eficiente. Os preços tendem a variar ente os mais altos, prejudicando o consumidor.
Exemplos no Brasil, pode-se citar o setor automobilístico e o de fumo.
Relações entre empresas
Aquisição
A aquisição é entendida como a compra da totalidade ou quase totalidade do controle acionário da empresa, seja através da compra de 100% da participação societária ou da compra do controle societário da empresa, na maior parte dos casos. Por exemplo, o que ocorreu em 2010, a subsidiária da empresa Açúcar Guarani a Cruz Alta Participações, com participação