exploradores
A historia começa a ser contada com veredicto: Pelo crime de assassinato cometido contra Roger Whetmore, os 4 réus são condenados ao enforcamento.
Eles então apelam dessa decisão da primeira instancia. Os quatro são membros de uma sociedade que tem um interesse especifico em explorar cavernas. Partindo daí aos fatos: estavam os quatro réus, juntamente com a vítima, que também era dessa sociedade, em uma caverna, quando de repente há um deslizamento e grandes pedras caem na entrada dessa caverna, bloqueando-a totalmente.
Como eles não voltavam, seus familiares comunicaram a sociedade sobre o ocorrido e imediatamente começam-se as buscas. Como estava muito congestionada a entrada da caverna eles tiveram que aumentar o efetivo de trabalhadores, inclusive com maquinas que por virem de longe aumentavam demais os gastos com esse resgate. Por varias vezes esses trabalhos eram atrapalhados por outros deslizamentos, até que em um desses deslizamentos, caba ocorrendo a morte de dez homens que lá trabalhavam.
O êxito no resgate ocorreu somente após Trinta e dois dias. Vinte dias após, eles descobriram que havia um aparelho onde eles podem se comunicar com o pessoal que esta fazendo o resgate no lado de fora da caverna. Nessas comunicações eles ficaram sabendo que ainda demoraria mais uns dez dias para conseguirem resgatá-los. Com essa informação eles então podem para poder falar com médicos, na intenção de saber conseguiriam sobreviver sem comida. Sendo informados que as chances eram mínimas, eles perguntam se com a morte de um deles haveria tal chance, obtendo a resposta que sim.
Eles perguntaram então se poderia ser decido na sorte qual deles seria morto, mas ninguém se habilitou para dar tal resposta. Como as comunicações se cessariam, Whetmore teve uma idéia, Como ele tinha levado consigo uns dados, ele resolveu propor aos demais que fosse tirado na sorte para decidir qual deles seria morto, mas após todos concordarem ele mesmo