Explicação da escola das relaçoes humanas
Abordagem humanística da administração
Escola das Relações Humanas
Enfase nas questões HUMANAS.
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS,surgiu nos EUA devido à crescente onda de desemprego resultante da crise de 29.impulsionado pelos resultados da pesquisa desenvolvida na Western Electric no bairro Hawthorne.Apartir dessa questões os estudiosos passaram a se preocupar com o fator humano no trabalho,contrariando os pressupostos defendidos por Taylor,que a organização era uma maquina desprovida de valores humanos.O Homem era considerado como uma peça de uma maquina.
Nota TRH : Uma nova concepção para o trabalhador, ele passa a ser considerado como ser humano, ser social, com objetivos e inserção própria, orientado pelas regras e valores do grupo informal “Homem social”.
A Origem da Teoria das Relações Humanas,são:
As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo. A preocupação em humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica buscando nos novos padrões de vida para os trabalhadores.
Surgiu com o desenvolvimento das ciências humanas, dando ênfase à psicologia e à sociologia e sua importância nas organizações.
Ideias geniais da filosofia de John Dewey e da psicologia Dinâmica de Kurt Lewin,foram para o humanismo na administração.
Pesquisa realizada na Western Electric Hawthorne - Elton George Mayo A Western Electric era uma organização norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A organização sempre se destacava pela preocupação com o bem-estar de seus funcionários, o que favorecia ter um clima mais motivado do que outras da mesma época. Ao longo de 20 anos não se teve noticias de greve ou outras situações do gênero.
Em 1927, iniciou-se uma pesquisa em uma das fábricas com o objetivo de detectar de que modo os fatores ambientais, como a iluminação do ambiente de trabalho,