Fundamentos das Ciências Sociais
§1.Pensamento social - dependência - condições históricas - cientificismo - interesse material - resultou das revoluções - Ação política - questionamento - vida humana - Filosofia social - tendências - primeiras formulações. Explicação:
O pensamento social dependeu de condições históricas, tais como o Renascimento e o Iluminismo, que deram início ao Cientificismo, momento no qual o interesse material deixou de ser considerado pecado. Resultou também das revoluções de 1680, 1789 e 1776, onde, além da ação política, já se observava um questionamento pela vida humana, surgindo então a filosofia social, gerando tendências para as primeiras formulações sociológicas.
O DARWINISMO SOCIAL
§1.Expansão industrial - destruiu o Feudalismo - consolidou o capitalismo - Crescimento do mercado - crises - superprodução - união dos sobreviventes - monopólio - dívidas.
§2.Conquistar novos mercados - África e Ásia - matéria-prima de baixo custo - mão-de-obra de baixo custo.
§3.Civilizações - princípios diferentes - organizar - promover o capitalismo.
§4.Transformar tradições - elevar a sociedade - nivelar com a Europa - adaptar para sobreviver.
§5.Darwinismo Social.
§6.Sociedade mais simples deve evoluir. Explicação:
Com a expansão industrial houve a destruição do feudalismo e a consolidação do capitalismo. Porém, o crescimento do mercado alavancou crises de superprodução que culminaram na falência de pequenos negócios. Os sobreviventes se uniram e a livre concorrência foi sendo substituída por grandes monopólios ligados aos bancos, com isso eram geradas dívidas crescentes, que só poderiam ser pagas com a expansão de mercado e de produção.
O capital financeiro exigia a expansão e conquista de novos territórios, para que não ocorressem novas crises, foi então que a Europa se virou para a África e a Ásia, onde iriam obter matéria-prima e mão-de-obra de baixo custo, porém, os países europeus tiveram que lidar com civilizações fundadas em