Filosofia
FILOSOFIA: Significa originalmente “amante da sabedoria” tendo surgido com a famosa réplica de Pitágoras aos que o chamavam de “sábio”. O estudo da Filosofia é a expressão mais profunda e plena da nossa liberdade (reflexão do dia-a-dia e das atitudes). A Filosofia não assenta em experimentações nem observações.
Todo indivíduo ao nascer, já se encontra num mundo previamente interpretado. A interpretação da realidade é uma necessidade essencial do ser humano, para resolver certos problemas dos mais variados interesses, assim de acordo com os interesses o homem interpreta a realidade das mais variadas formas.
MITO: Modo de interpretação da realidade em que ocorre o apelo ao sagrado na medida em que fornece segurança e conforto ao homem.
SENSO COMUM: “Conhecimento espontâneo” é a 1ª compreensão do mundo resultante da herança do grupo que pertencemos e das experiências atuais. (Subjetivo: sentimentos e opiniões de um determinado grupo/ Natural: transmitido de pai para filho, sem esforço consciente, intenção, nem intervenção da vontade)/ Conservador: o desconhecido é evitado, exigiria uma mudança de hábitos/ Preconceituoso: não há o costume de verificar as informações/ Fragmentário: não percebe os fatos relacionados entre si, as idéias se desenvolvem independentes/ Espontâneo ou intuitivo: se faz por analogias) O Senso Comum é uma forma válida de conhecimento e explicação da realidade.
CIÊNCIA: Procura descobrir o funcionamento da natureza através das relações causa efeito, conhecimento objetivo e lógico. Nos dias de hoje, não é simplesmente uma habilidade especial, nem um conhecimento obtido com o uso da razão sobre um objetivo qualquer, é um