Explica O Dos Topicos
No brasil é presidencialismo: onde, como o próprio nome diz, o nível de poder mais alto é o do presidente, seguido pelo vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. O presidencialismo é considerado um dos mais modernos regimes de governo onde a democracia (direito de todo cidadão participar, criticar e dar sugestões) é amplamente divulgada.
*Poder Executivo: está representado na pessoa do Presidente da República e seu Gabinete de Ministros e Secretários. É eleito pelo voto direto, e exerce o mandato por 4 anos, com possibilidade de uma reeleição em sequência.
*Poder Legislativo: cada estado da União é representado por três Senadores da República, eleitos em votação majoritária e as cadeiras na Câmara de Deputados são divididos de acordo com a população de cada estado, sendo os deputados eleitos por votação proporcional.
*Poder Judiciário: está dividido em quatro áreas jurisdicionais: justiça comum, justiça do trabalho, justiça eleitoral e justiça militar.
Forma de Governo
Entende-se por formas de governo o modelo institucional de administrar uma sociedade. Dessas formas originam as práticas governamentais, que são as características de cada governante.
No Brasil a forma de governo é a republica onde um representante, eleito pelo povo a cada quatro anos, assume o mais alto cargo do poder executivo, de Presidente da República.
Transição de monarquia para república
Fatores
*Crise econômica: crise do Vale do Paraíba - até então, a mais importante região produtora de café brasileira - e a emergência dos cafeicultores do Oeste paulista. Ao contrário dos grandes fazendeiros do Paraíba, que apoiavam as instituições monárquicas, os do Oeste paulista faziam oposição à centralização do Império.
*Desgaste entre militares e império: passou a estar em franca contradição com o elitismo que sempre caracterizou o regime monárquico. Aos poucos, os militares foram se colocando