RESENHA CRÍTICA DO LIVRO O QUE É CULTURA DO AUTOR JOSÉ LUIZ DOS SANTOS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO ZUMBI DOS PALMARES - CAMUZP
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
GEOVANE ALVES DA SILVA
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
O QUE É CULTURA DO AUTOR
JOSE LUIZ DOS SANTOS
Trabalho solicitado como requisito parcial, referente ao 2º Período, da disciplina de Geografia da população lecionada pelo prof. ESP.
Ednaldo Firmino no curso de Geografia.
UNIÃO DOS PALMARES, AL
2011
2
RESENHA CRÍTICA
SANTOS, Carlos Luiz dos O que é cultura 6° Ed São Paulo: Brasiliense,1987
O professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, bacharel em Ciências
Sociais pela USP. Tem o mestrado em ciências Sociais pela UNICAMP e o doutorado em
Filosofia pela University of London. Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Antropologia Social, Social na UNICAMP (Universidade Federal de Campinas)
Entre suas principais obras são: O vale dos orixás, Espiritismos: uma religião brasileira. O presente trabalho trata-se de uma análise da obra do cientista social, Carlos Luiz dos
Santos, do livro O que é Cultura. O livro é constituído de quatro partes, onde o autor através de sua vasta experiência social nos convida a discutir e entender sobre cultura.
Cultura e diversidade esse tópico traz em primeiro momento a discussão sobre cultura e suas diversidades, a cultura como sendo pertencente à humanidade, e ao mesmo tempo sendo individualizada, onde cada nação, grupo humano ou sociedade tem sua própria cultura individual, onde sua realidade cultural é feita pelo individuo. Parece meio complexo como o autor salienta. Mas, é nesse contexto que procuraremos compreender suas variações e quais os motivos dessas variações entre as diferentes culturas.
Para o autor é importante compreender os diferentes aspectos, e as características individuais de cada sociedade, para isso, é preciso conhecer os costumes, as concepções e as transformações que ocorreram ao longo dos anos e fizeram com que suas práticas atuais