experiências religiosas podem ser ambíguas
As formas de vivenciar o sagrado são distintas. Algumas são mais espontâneas, outras mais organizadas. Podem ocorrer em espaços construídos para isto, ou simplesmente em casas ou ao ar livre. Como entender a rigidez de alguns dogmas se é tão mais fácil conectar-se com o divino de forma simples e diretamente por meio de oração? Qual o sentido dos velhos e ultrapassados ritos? O que é a palavra de Deus, um texto sagrado? Leão:
O quinto signo do zodíaco tem como função básica fixar o que germinou no escuro silencioso e protegido de Câncer, signo anterior. Leão marca o momento em que os primeiros frutos nascem. Fixo, este é o signo da força da criação, dos primeiros resultados que surgem apesar das dificuldades. Daí a analogia do signo com o desafio e com a autoafirmação.
Desafiar o ambiente externo, que pode ser hostil, é algo que precisa ser feito com coragem. Leão é conhecido pela força - até mesmo autoritária e tirânica - com que impõe sua vontade, para realizar seu próprio destino.
Dizem que ele é o rei dos animais e que simboliza a honra e o amor à prole, pois é um signo gregário, que protege a cria. O leonino conhece bem a importância da luta pela vida. Para sobreviver, o nativo deste signo precisa ser centrado em si mesmo, pela simples razão de existir da melhor maneira.
Leão é também o educador, aquele que dá o bom exemplo. E, apesar de