texto
Vamos pensar:
- Para viabilizar todas as nossas atividades - falar, respirar, andar, rir, pensar, crescer - gastamos uma grande quantidade de energia. Como é assimilada essa energia? De onde ela vem?
Como em todos os animais a energia nos é fornecida pela alimentação, sendo liberada através da “queima” dessas substâncias nutritivas assimiladas. Funcionamos como um carro, onde o combustível vira movimento, velocidade. Caso o veículo corra mais ou o ar condicionado seja ligado, vai haver maior consumo de energia e lógico, mais gasto de gasolina. Certo?
De onde vem a energia do álcool e dos derivados de petróleo que impulsionam os veículos?
Onde os alimentos conseguem a energia que nos alimenta?
Na natureza existem indivíduos capazes de sintetizar o próprio alimento. A partir de alguns minerais (água e gás carbônico principalmente) e de uma fonte de energia (o sol) conseguem sintetizar substâncias orgânicas que retêm energia em suas moléculas.
Fotossíntese e o Alimento
Todas as necessidades energéticas dos animais são supridas através da ingestão de vegetais, diretamente, ou através dos animais herbívoros. Os vegetais, por sua vez, conseguem, através da fotossíntese, obter a energia e transformá-la em nutrientes (orgânicos). As plantas retiram do solo e do ar a matéria-prima necessária para a fotossíntese, e a energia necessária para a realização do processo é fornecida pela energia luminosa, neste caso - a luz solar - abundante e gratuita. Entretanto, encontramos dois problemas na utilização da energia solar: A primeira é que ela não pode ser armazenada, e segundo que para ser plenamente aproveitada, precisa ser convertida em outras formas de energia. E é exatamente isso que ocorre na fotossíntese, as plantas convertem a energia solar em formas de energia que podem ser armazenadas e utilizadas posteriormente. .
Ciclo de conversão de energia na biosfera Na fotossíntese, as plantas clorofiladas (verdes) utilizam a