Experiência de hawthorne
1° fase: Escolha de dois grupos, o grupo de observação e o de controle, para a análise da influencia da iluminação na produtividade. Os observadores não encontraram correlação entre as variáveis, mas descobriu uma nova influencia sobre a eficiência dos funcionários, o fator psicológico.
2° fase: Nova escolha de grupos de observação e controle, desta vez compostos de moças que estavam esclarecidas quanto aos objetivos da pesquisa. Foram adicionados benefícios ao grupo de observação, como períodos de descansos, lanches e redução na jornada de trabalho e verificou-se um continuo aumento na sua produção, ao final da ultima semana de observação todos os benefícios concedidos anteriormente foram retirados e mesmo houve um aumento mais significante ainda da produção. Algumas conclusões foram tiradas no fim dessa fase, tais como:
• As moças gostavam da maior liberdade dada pelo supervisor, pois este agia de forma mais branda e também como um orientador.
• Havia um ambiente amistoso e sem pressões onde era permitida a conversa, o que aumentava a satisfação no trabalho.
• Houve um desenvolvimento social do grupo, com a formação de amizades e um espírito de equipe.
3° fase: Com a verificação da insatisfação das moças do grupo de controle, os observadores se afastaram do objetivo inicial da pesquisa, que era verificar as condições físicas do trabalho e passaram a focar nas relações humanas no trabalho. Assim foi instituído o Programa de Entrevistas que tinha como objetivo conhecer melhor os funcionários, bem como seus sentimentos e opiniões, com este programa pode ser revelada a existência de uma organização informal dos funcionários que tinha por propósito implícito protegê-los das ameaças da administração, criando laços de lealdade entre os membros que poderiam ser ou não em favor da empresa.
4° fase: Nesta ultima fase pode ser observada a criação de sentimentos e solidariedade grupal em busca de em busca de uma estabilização da velocidade