Cura através do sorriso
O presente trabalho visa à realização de uma pesquisa sobre a Humanização: Terapia do Riso como recurso na assistência da criança hospitalizada, mostrando que em momentos difíceis como, internações, patologias com prognósticos delicados, tratamentos de longas datas e outras situações tira o paciente e até mesmo sua família de sua rotina diária, e os levam para lugares impessoais onde muitas vezes são tratadas com frieza por causa da gravidade de seus casos, quaisquer manifestações de amor, carinho e atenção fazem a diferença, principalmente se esses cuidados vierem acompanhados de alegria e bom humor.
Esse tema foi escolhido por mim devido a afinidade que desenvolvi no decorrer dos estágios no que se refere a ações humanizadas na assistência prestada aos pacientes hospitalizados e o uso do bom humor no cuidado na saúde se mostra bastante útil.
De acordo com os estudos realizados por Ferreira (2001), pondera que:
Na realidade a enfermagem deverá manter um pouco mais de contato pessoal, fornecendo aos seus pacientes/clientes, além da assistência profissional, o carinho, a atenção e a responsabilidade, o que repercutirá na assistência com qualidade. O termo humanizar significa tornar humano, dar condição humana, tornar afável e tratável.
De acordo com os estudos realizados por Oliveira (2001, p. 104), pondera que:
Humanizar caracteriza-se em colocar a cabeça e o coração na tarefa a ser desenvolvida, entregar-se de maneira sincera e leal ao outro e saber ouvir com ciência e paciência as palavras e os silêncios. O relacionamento e o contato direto fazem crescer, e é neste momento de troca, que humanizo, porque assim posso me reconhecer e me identificar como gente, como ser humano.
Nos dias de hoje em que se preza e se conscientiza profissionais para o atendimento humanizado, entende-se que a humanização pode ser descrita como a valorização do outro, respeitando-o como