Trabalho
PROCESSO DE TRABALHO E HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE
A reflexão do filme revela sentimentos que um médico raramente consegue levar a um paciente, além dos remédios. Patch Adams, ao juntar suas habilidades de médico e de palhaço criou uma terapia voltada para a cura através do riso ou, ao menos, para diminuir o sofrimento de pessoas que estão doentes. A ideia inspira a muitos outros profissionais. A rejeição que vemos na sociedade, é fruto de um povo que só pensa em lucro e poder quão mortal pode ser uma pessoa deprimida que até agora não recebeu sequer um sorriso sincero, por isso que tem tanta gente adoecendo, de tanta insegurança e desamor vindo de todas as partes e até de si mesmo. A morte em vida é alguém que não retribui um sorriso na rua, certifique-se que neste momento, você está vivendo. Em um minuto, mundos podem mudar. Quando olhares se cruzam, em um minuto, vidas podem tomar rumos completamente diferentes. Por isso, doe-se por inteiro nesse um minuto para quem está na sua frente.
Quando o médico demonstra empatia por seu paciente, deixa-o mais seguro durante o atendimento e, consequentemente, bem mais confortável para confiar informações e sentimentos sobre o problema que possui e os sintomas apresentados. Dessa forma, o médico conseguirá recolher informações mais precisas e em maior quantidade durante a anamnese. Isso poupa tempo e esforços em exames físicos ou complementares, otimizando o atendimento como um todo. Entre algumas vantagens identificadas estão o melhor funcionamento do sistema imunológico, altas mais rápidas após a realização de cirurgias e até mesmo a redução do período em que os sintomas se manifestam em doenças como a gripe.
Não imobilizar o paciente ao leito o tempo todo, não ter muita afinidade com o paciente, falar sobreo quadro clínico dele, conversar o necessário. Mais sim, falar com respeito com dignidade naquilo que esta falando para o paciente e amor aos seus pacientes que precisam