Experiência de Estágio
Nome do(a) Estagiário(a): Will Jackson Santos de Oliveira
Graduando/Curso de Filosofia/UFAL jackson-seixas@hotmail.com Orientação: Elizabete Amorim de Almeida Melo
Profª. do Centro de Educação/UFAL elizabete.amorim@yahoo.com.br RESUMO:
O presente artigo trata do ensino de filosofia enquanto problema filosófico, pensado à partir de sua prática efetiva dentro do contexto do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa (LUDKE; MENGA, 1986).
Os conteúdos que serão apresentados á seguir estão relacionados com os aspectos que foram observados, registrados e devidamente descritos, através das observações feitas no trabalho de campo da disciplina de Estágio Supervisionado em Filosofia 3, em uma escola pública de Maceió, no segundo semestre de 2014, com vistas a contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da formação docente do professor de Filosofia do ensino médio.
O trabalho consistiu no relato de experiência de 10 aulas, em duas séries do ensino médio( 1º e 2º ano) com o objetivo de descrever como se deu o acesso à escola, algumas das principais dificuldades enfrentadas pelo professor de filosofia na sala de aula, a metodologia adotada pelo professor e avaliação dos conteúdos utilizados durante a observação das aulas. Os aspecto observado e relatado neste artigo serão comentados tendo como base ou referencial teórico os seguintes autores: Freire ( 1981,1996 e 2011), Cerletti (2009), Gallo (2008), entre outros.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado. Ensino de Filosofia. Relato de Experiência. Observação de aulas. Formação Docente.
Introdução
O exercício da profissão docente por si só, se constitui como um verdadeiro enfretamento cuja experiência diária e a habilidade desenvolvida em torno desse enfretamento, podem servir como verdadeiras ferramentas ou arsenal didático-pedagógico que devem ser utilizados na superação desses