Estágio supervisionado, uma experiência necessária.
Universidade do Estado do Pará - UEPA gleid_emerick@hotmail.com Gleidiane Marques da Silva
Universidade do Estado do Pará - UEPA gleydyany@hotmail.com Justina Gomes Oliveira
Universidade do Estado do Pará - UEPA justa_altamira@hotmail.com Resumo: O estágio supervisionado na formação de professores tem sido alvo de muitas discussões, onde deixam em evidencia suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida dos futuros profissionais. É no estagio parte fundamental da formação em que o licenciando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua futura área de atuação. Sabendo que o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência, onde aprendemos muito mais na prática do que lendo ou ouvindo, ou seja, os que fazemos com frequência no nosso dia a dia são absorvidos com muito mais eficiência. Esse artigo visa analisar o estagio como experiência profissional e sua importância na formação do futuro profissional. Para a discussão do assunto analisaremos o estagio feito nas turmas do fundamental regular, EJA e de inclusão.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, ensino fundamental, EJA, Inclusão;
.
Introdução
Ao refletirmos sobre a pratica docente sempre bate uma insegurança e o receio de não conseguirmos desempenhar um bom trabalho em sala de aula, muitas vezes por temer não conseguir dominar a classe ou por não saber todo o conteúdo. Uns se questionam sobre os métodos que adotarão em sala de aula e outros se realmente irão lecionar.
No entanto, no decorrer do curso, os licenciandos vão deixando de se ver como alunos e passam a se ver enquanto professores, isso ocorre em decorrência das leituras e discussões feitas durante o período acadêmico, sob a orientação de um professor, de relatos de colegas que já exercem a prática docente e através de experiências práticas vivenciadas pelos acadêmicos no decorrer do curso, por