Experiência de estágio em matemática
Sheila Filippi Chiela1
Resumo
O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência de utilização de recursos concretos para o trabalho de frações, que foi realizado no período 2013/1, sendo desenvolvido em uma turma de 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante. Esta experiência foi realizada na etapa de regência do Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de Licenciatura em Matemática à distância da UFPEL.
O referido estágio foi dividido em três etapas: observação, monitoria e regência de classe, onde paralelamente à prática foram trabalhados à distância conceitos e metodologias inerentes à prática docente. Assim, após o período de observações in loco suscitou a utilização de recursos concretos para o desenvolvimento da regência de classe, sendo que neste período os alunos da referida turma trabalharia com o conceito de frações.
Introdução
O estágio Curricular Supervisionado I totaliza 100 h/a, onde 67 h/a foram realizadas à distância com a utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e a parte prática, onde os conhecimentos adquiridos no ambiente virtual juntamente com os adquiridos ao longo do estágio foram colocados em movimento, sendo esta última subdividida em: observação sendo 12 h/a, monitoria com 5 h/a e regência de classe comportando 16 h/a.
As aulas à distância disponibilizaram subsídios teóricos quanto à prática docente, com essas e o apoio/orientação de Professores, possibilitou a execução da etapa prática de melhor qualidade.
As duas primeiras etapas práticas do estágio, observação e monitoria, objetivou a coleta de dados na própria turma em que a regência foi realizada. Com estas informações e com o aporte do ambiente virtual foi possível elaborar planos de aula visando à efetiva aprendizagem do aluno, bem como a aquisição de competências docentes aos