Experimentos
Curso Engenharia de Produção
Disciplina: Ferramentas de Melhoria da Qualidade Jackeline de Sousa; Maraylse Lima; Veneza Viegas; Rogério Rocha; Raimundo Sampaio e Ronnilson Macedo.
Análise de Experimento
Atividade Parcial referente à 1º nota em grupo disciplina Ferramentas de Melhorias da Qualidade ministrada pelo professor Ivan Monteiro
São Luís,
2012
Um engenheiro de uma indústria produtora de material cerâmico iniciou o giro do ciclo PDCA para melhorar resultados com o objetivo de reduzir a proporção de tijolos de 8 furos que apresentavam defeitos. Na fase de observação do PDCA um gráfico de Pareto para os tipos de defeitos indicou que ocorrências de trincas era o defeito mais frequente. O engenheiro sabia que as trincas eram provocadas pelo rompimento de bolhas de vapor no interior dos tijolos e então passou a desconfiar que alguma das secadoras da indústria poderia estar provocando o problema por não extrair dos tijolos a umidade necessária. Na fase de análise do ciclo PDCA foi então planejado um experimento com o objetivo de verificar se as secadoras eram similares no que diz respeito à umidade retirada dos tijolos ou se existiam diferenças entre elas. Para a realização do experimento foram utilizados 28 tijolos fabricados com matéria prima extraída de uma mesma jazida e submetidos às mesmas condições de preparação e conformação (etapas anteriores à secagem). O experimento consistiu em submeter 7 tijolos, escolhidos aleatoriamente, a cada uma das quatro secadoras e, após a secagem, medir a quantidade de umidade que foi retirada de cada tijolo. Os resultados obtidos no experimento estão apresentados na tabela 2.14. Nesta tabela os números entre parênteses indicam a ordem de coleta dos dados. a) Para as medidas de umidade, construa “Boxplot” estratificado segundo o fator “secadoras”. Quais são as indicações obtidas por meio da análise destes gráficos?