Experimento
INTRODUCAO
Durante a pesquisa, é necessária a utilização de métodos de experimentação para comprovar a hipótese apresentada pelo pesquisador.
Sem a comprovação, a pesquisa é facilmente descartada, aliás, a pesquisa não pode ser ao menos concluída. Um experimento pode ser definido como uma experiência, onde são empregadas causas controladas, que podem ser fatores em estudo no experimento ou não. O controle é usado em tratamentos em que a resposta é obtida devido aos efeitos do tratamento realizado, e não por outras causas. O que dificulta o trabalho de um pesquisador em todos os dados observados é a presença de efeitos não controláveis, como por exemplo, pequenas diferenças nos materiais experimentais, que normalmente são originadas naturalmente do mesmo material. Esses efeitos são agrupados e identificados como variação aleatória.
DESENVOLVIMENTO
Num experimento, o pesquisador seleciona fatores a serem aplicados ao material experimental, avaliando os efeitos desses fatores sobre algumas propriedades desse material.
No planejamento de um experimento é de fundamental importância conhecer os fatores que afetam as variáveis dependentes e independentes dentro da área de interesse. Os fatores se agrupam em dois tipos:
Fatores de Tratamentos: Onde o pesquisador tem interesse em verificar sua influência sobre as variáveis respostas.
Fatores que restringe casualização: Exigem a formação de grupos de unidades experimentais homogêneas para aplicação dos tratamentos, permite que as conclusões tiradas sejam livres de efeitos, cujo estudo não é o objeto da pesquisa. Por exemplo, um experimento com leite de vaca, de diferentes raças, não existe interesse em testar o efeito da raça, mas precisa ser separado e controlado no experimento. Considerando que o leite tem composição diferente entre as raças, pode ser importante ressaltar o seu efeito da condição experimental. Nesse caso, raça é um fator de restrição. Os níveis dos fatores
podem