ovinos
Merino Australiano
É uma raça que apresenta uma lã de excelente qualidade e elevado valor econômico, destinada à fabricação de tecidos finos. Adapta-se, perfeitamente, às condições de alta temperatura e vegetação pobre, em vista de seu pequeno porte e volume muito fino e denso, que funciona como verdadeiro isolante térmico. Não tolera, por razões óbvias, excessiva presença de umidade.
Ideal ou Polwarth
Raça originária da Austrália, tem uma excelente capacidade de produzir lã, aliada à produção de carcaças de bom desenvolvimento. Possui grande adaptabilidade às condições menos favoráveis de meio ambiente, como solos pobres, desde que a umidade relativa do ar seja baixa.
Raças especializadas na produção de carne:
Lanadas: Este grupo de raças é mais exigente em termos de nutrição e ambiente em geral, adaptando-se melhor às criações mais intensificadas. Exige boas pastagens e suplementação alimentar nos períodos de carência. Uma forma de aproveitar o potencial produtivo das raças de carne, onde o ambiente não possibilitar sua criação em estado de pureza racial, seria o cruzamento industrial com raças mistas ou produtoras de lã fina, deslanadas ou sem raça definida.
Hampshire Down
Essa é uma raça inglesa, do conhecido grupo das “caras negras”, expandiu-se bastante, em determinadas regiões do Brasil, tendo se adaptado bem, dentro das condições de meio ambiente.
Suffolk
Trata-se, também, de uma raça inglesa, pertence ao mesmo grupo das “caras negras” e, da mesma forma, adaptou-se bem ao Brasil, nas regiões de ambiente favorável, com clima ameno e alta disponibilidade de alimentos.
Ile de France
Raça de origem francesa, adaptou-se bem às nossas condições, apresentando excelente fertilidade e cordeiros com ótima velocidade de crescimento.
Deslanadas: Apesar de o Brasil possuir, em quase toda a sua extensão, condições para criação de raças lanadas (com exceção das