Determinação de Cálcio em Fertlizantes
DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM FERTILIZANTE POR COMPLEXOMETRIA COM EDTA
Aluna: Livia Romualdo de Melo
Professora Orientadora: Raquel Andrade Donagemma
Niterói-RJ
Agosto de 2013-08-07
‘’DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM FERTILIZANTE POR COMPLEXOMETRIA COM EDTA’’
I – IDENTIFICAÇÃO
I.1 - Dados do Aluno
Nome: Livia Romualdo de Melo – Matrícula: 01029054
I.2 – Dados do Professor Orientador
Nome: Raquel Andrade Donagemma – Matrícula SIAPE: 1680167
I.3 – Disciplina
Iniciação à Docência I
II – INDRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
II.1 – Considerações Gerais
Os adubos químicos ou fertilizantes são compostos que visam atender as deficiências por minerais de elementos vitais para o desenvolvimento das plantas. Na agricultura moderna a adubação feita com fertilizantes é realizada com o objetivo de incrementar a produtividade das culturas.
Os componentes químicos necessários para o crescimento/desenvolvimento das plantas são classificados em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes. Essa divisão é dada a quantidade requerida pela planta e não pela sua importância. Compõem os macronutrientes o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofro, cálcio, magnésio e potássio, não sendo necessária a adubação com fertilizantes contendo os três primeiros elementos. Os micronutrientes compreendem o boro, cobalto, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Os adubos podem ser aplicados de fórmulas simples ou compostos. Podem ser sólidos ou líquidos. Podem ser de baixa ou alta solubilidade.
Os fertilizantes podem ser classificados em nitrogenados, fosfatados, potássios, assim por diante. Existem diversos adubos químicos que podem liberar nitrogênio para as plantas pela uréia e sulfatos de amônio. Os que liberam fósforo, por exemplo, superfosfatos simples ou triplo. Entre os que liberam potássio, cloreto de potássio e sulfato de potássio. Alguns adubos liberam mais de um elemento