ovinos
A pesquisa tem como objetivo a analise e avaliação da digestibilidade de nutrientes, o balanço de nitrogenio e a concentração plasmatica de uréia em ovinos com diferentes niveis de inclusão de farinha de pena hidrolisadas.
O experimento foi realizado no setor de Nutrição de Ruminantes da Fazenda Experimental de Iguatemi e no Laboratório de Análise de Alimentos e Nutrição Animal do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá.
Para a pesquisa, foram utilizados cinco ovinos machos,castrados, com 50kg de peso vivo e com 12 meses de idade.Os animais foram mantidos em gaiolas e eram alimentados duas vezes ao dia e com agua a vontade.o Periodo experimental foi de 21 dias.
O objetivo era a substituição do farelo de soja mais ureia por farinha de penas hidrolisada.
Para a analise as fezes dos animais eram coletadas em sacos plasticos e armazenadas em freezer a -20°C.
O feno de Tifton, os concentrados, as sobras e as fezes foram analisados para matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE) (AOAC, 1985), fibra em detergente neutro (FDN) (Van Soest et al., 1991) e carboidratos não fibrosos (CNF).
Depois do experimento terminado as amostragens devidamentes descongeladas em temperatura ambiente foram submetidas à uma pré-secagem,moidas, armazenadas em frascos de vidros tampados e devidamente identificados.
A urina foi colhida em baldes através de um sistema de funil adaptado ao piso das gaiolas de metabolismo. Nestes baldes eram colocados diariamente 10 mL de H2SO4 9M para evitar fermentação e perdas de amônia por volatilização. O volume de urina foi medido diariamente em uma proveta de 2000 mL, e retirado sub-amostragens que foram armazenadas e congeladas em frascos de vidros.
Também foram colhidos amostras de sangue nos ultimos dias do experimento para que fosse possivel analisar a concentração plasmatica de ureia.
Depois de feito todas as analises e calculos os dados foram apresentados em duas tabelas: